quarta-feira, 15 de abril de 2009

Livro: O Pentateuco

Pentateuco:
Vem da palavra grega pentateuchos, que quer dizer livro de cinco volumes. Constitui-se nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. O Pentateuco é considerado a porção mais importante do cânon judaico. Chamado pelos judeus de shêpher hattôrâ (o livro da lei), ou hattôrâ (a lei).
Os judeus identificavam ou nominavam os livros do cânon pela sua primeira palavra ou pela sua frase inicial.
As divisões dos livros foram determinadas tanto por propósitos de praticidade como também por tópicos. Os rolos de papiro podiam conter apenas um quinto da tôrâ.
A tradição judaica orientava a leitura semanalmente feita na sinagoga de trechos da tôrâ – seriam então necessários 3 anos para a sua leitura total. Depois do período do cativeiro na Babilônia, acertou-se a leitura anual do Pentateuco nas sinagogas. É bem possível que a leitura de um Salmo (também divididos em 5 livros, como um provável paralelo à lei ), fosse acrescentada à leitura tradicional dos escritos proféticos (haphtârâ).
Fonte:
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://gideoes.lagoinha.org.br/wp-content/blogs.dir/3/files/kiko/pentateuco.gif&imgrefurl=http://gideoes.lagoinha.org.br/%3Fp%3D135&usg=__xgEJh980CRzWPcsFe9KzRugH9Vk=&h=438&w=451&sz=100&hl=pt-BR&start=9&tbnid=CGXB4tmycbZggM:&tbnh=123&tbnw=127&prev=/images%3Fq%3Dlivro%2Bantigo%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR; Acessado em: 15/04/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário